Blog

Voltar

Microbioma intestinal: o que é, qual a sua função e por que fazer o exame?

Microbioma intestinal é o teste genético capaz de extrair, sequenciar e mapear o DNA das células bacterianas que habitam o intestino, a fim de identificar seu desequilíbrio (disbiose), e trazer melhorias clínicas nos tratamentos com antibióticos e quimioterápicos, além de embasar intervenções com prebióticos e probióticos.

Ficha técnica sobre o exame de microbioma intestinal

O que é microbioma humano?

Microbioma humano é o conjunto de microorganismos e genes microbianos que co-habitam de maneira benéfica o nosso corpo. Estes microrganismos desempenham papéis importantes em nossa fisiologia, sendo fundamentais para o perfeito funcionamento da saúde física e mental.

O desequilíbrio das bactérias intestinais é chamado Disbiose e está relacionado à disfunções imunológicas, metabólicas, neurológicas, nutricionais e estruturais. A correção da disbiose promove importantes melhorias clínicas em pacientes com:

  • diabetes
  • autismo
  • obesidade
  • depressão
  • doenças autoimunes
  • doenças neurodegenerativas e outros.
Microbioma intestinal

Qual a função da microbiota residente?

As bactérias da microbiota intestinal desempenham importantes funções: 

  • imunológicas, visto que são importantes moduladoras da nossa imunidade; 
  • endócrinas, contribuindo para a produção de vários hormônios; 
  • neurológicas, responsáveis pela produção de vários neurotransmissores, como serotonina, GABA e outros;
  • digestivas, participando da digestão dos alimentos; 
  • defesa, formando uma barreira de defesa no muco intestinal, impedindo a entrada de substâncias tóxicas; 
  • nutricionais, produzindo algumas vitaminas como K, B12 e outras.

O que é o exame microbioma e para que serve?

O exame de análise do microbioma intestinal vai demonstrar, através de sequenciamento genético, a composição completa da microbiota intestinal. Tais bactérias são fundamentais para uma saúde intestinal plena, que é um órgão imprescindível para nossa saúde física e mental. 

Tem como principal indicação avaliar a integridade e funcionalidade da barreira bacteriana intestinal, cujo desequilíbrio (disbiose) promoverá um aumento da permeabilidade intestinal, que pode acarretar consequências sistêmicas indesejadas, como quadros de alergias, diabetes, depressão, doenças neurodegenerativas, obesidade, diminuição da imunidade, entre outros.

Por que fazer o exame de microbioma?

Para avaliar se há um desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose), o qual pode estar associado à uma série de doenças sistêmicas. Com o diagnóstico da disbiose intestinal, sabemos que há um aumento da permeabilidade intestinal. Dessa forma, é possível implementar melhorias nos tratamentos com antibióticos e quimioterápicos, além de embasar intervenções com prebióticos e probióticos

O que o microbioma intestinal pode detectar?

Através do exame, é realizada uma complexa análise genética a partir de uma amostra de fezes do paciente, sendo possível detectar

  • diversidade bacteriana;
  • bactérias benéficas (simbiontes, com atividade anti-inflamatória);
  • bactérias patogênicas, com atividade pró-inflamatória;
  • relação entre os Filos Bacteroidetes/ Firmicutes.

É necessário pedido médico para realizar o exame?

Sim, visto que há necessidade de preenchimento de um formulário com dados clínicos. Além disso, apenas o profissional médico e/ou nutricionista poderá interpretar de maneira adequada o resultado.

O que pode alterar a composição da sua microbiota intestinal?

O desequilíbrio da microbiota intestinal é de ordem multifatorial, originando manifestações sistêmicas crônicas, lentas, contínuas, degenerativas e silenciosas. Leva a um quadro de aumento da permeabilidade intestinal, com penetração de componentes bacterianos indesejados, gerando uma inflamação de baixo grau com manifestações sistêmicas. Pode ser causada por:

  • Infecções
  • quimioterapia
  •  doenças autoimunes e hepáticas
  • tipo de parto (normal ou cesariana)
  • estilo de vida
  • uso de medicamentos, como antibióticos, antinflamatórios, antiácidos, entre outros
  • dieta rica em alimentos processados (industrializados) e/ou ricos em açúcares
  • sedentarismo
  • estresse
  • qualidade do sono
microbioma intestinal bactérias

Quais as bactérias que existem no intestino?

Nosso intestino é habitado por mais de 100 trilhões de microrganismos. Temos aproximadamente 10 vezes mais bactérias do que células próprias. Alguns perfis são muito bem vindos: Bacteroides spp., Lactobacillus spp., Faecalibacterium prausnitzii, Akkermansia muciniphila

Como funciona o exame na Geneone?

 Todos os laudos são personalizados, pois além dos gráficos apresentados abaixo, constam as informações clínicas do paciente, fornecidas pelo profissional requisitante, com os principais achados que relacionam os resultados obtidos com as mais relevantes e atuais publicações científicas, todas referenciadas. 

As informações provenientes dos resultados da análise do microbioma têm permitido melhorias nos tratamentos com antibióticos e quimioterápicos, além de embasar intervenções com prebióticos e probióticos. Além disso, os resultados também são avaliados por uma nutricionista que irá adicionar sugestões alimentares mais efetivas para o paciente. 

Coleta da amostra

Com o pedido médico em mãos, o paciente faz a solicitação via atendimento e busca o kit coleta em um laboratório Dasa. Se preferir, pode recebê-lo em casa via correio (enviado para qualquer cidade do Brasil).

A coleta é simples. Com o kit de coleta em mãos, há um saco plástico que será adaptado ao vaso sanitário, onde a pessoa deve defecar normalmente; após isso, com o auxílio de um swab (cotonete) deve raspar nas fezes (apenas suficiente para “sujar” o swab), cuidando com excesso de material. Após isso, introduzir o swab no tubo com conservante, quebrar a haste e deixar o swab dentro do tubo. É fundamental que as fezes se dissolvam completamente no líquido, a fim de garantir a estabilidade do material.

Em seguida, basta entregar o kit coleta no laboratório ou enviar pelos correios, e aguardar o resultado.

Análise genômica

A partir da amostra de fezes, é realizado um sequenciamento do gene rRNA 16S, que é exclusivo das bactérias. Com os dados, há uma análise de bioinformática que irá “traduzir” os resultados das leituras em espécies bacterianas. Com posse desses dados, será realizada uma correlação com os dados clínicos apresentados, para que possa ser feita uma análise descritiva dos resultados. Além disso, os resultados também são avaliados por uma nutricionista que irá adicionar sugestões alimentares mais efetivas para o paciente.

Resultados do exame e prazo de entrega 

[explicar brevemente e pontuar quanto tempo demora para obter os resultados do exame]

O resultado do exame vai demonstrar as bactérias que compõem o microbioma intestinal, de forma descritiva e numérica. Lista o índice de diversidade bacteriana, relação entre os filos Bacteroidetes/ Firmicutes, presença de bactérias anti-inflamatórias (boas) e pró-inflamatórias (ruins). O resultado do exame fica disponível em até 20 dias úteis.

O que os resultados do exame microbioma influenciam na minha vida?

Por se tratar de um teste personalizado, com o conhecimento do perfil intestinal, o médico poderá avaliar de forma assertiva a sua saúde intestinal e, dessa forma, propor intervenções que serão muito mais específicas para seu caso.

  • Alteração na dieta: : Adequar sua dieta de forma personalizada, promovendo benefícios mais efetivos. 
  • Estilo de vida: Propor modificações no seu estilo de vida, fundamentadas num possível desequilíbrio da microbiota intestinal.
  • Suplementos alimentares:  Utilização, quando necessário, de suplementos alimentares mais específicos e que trarão melhores resultados.
  • Medicamentos: : Todo e qualquer medicamento pode alterar nossa microbiota intestinal. Sua prescrição e uso sempre deve ser avaliada por seu médico

Agende o exame microbioma intestinal na Geneone

Para agendamento, preços e mais informações, acesse o link e fale diretamente com nosso time de atendimento especializado via whatsapp.

A GeneOne é o laboratório de genômica especializado em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir o diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos geneticistas, bioinformatas, especialistas em biologia molecular e citogenética. 

Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.

Oferecemos, através do nosso agendamento, coleta domiciliar gratuita. 

Publicado por: Dra Michele Patricia Migliavacca

Compartilhar

Voltar ao Topo