Blog

Voltar

Immunoscore: Exame revela o escore imunológico tumoral, ajudando a definir o tratamento personalizado do câncer de cólon localizado

Quais são as etapas do tratamento padrão do câncer de cólon?

tratamento de câncer de cólon

Você acabou de receber um diagnóstico de câncer de cólon e o médico explicou que vai ser necessária uma cirurgia para a remoção do tumor. 

Você passa por uma cirurgia para remover o tumor, o que chamamos de tratamento local. Após a cirurgia, a equipe médica analisa o tumor removido para identificar o estágio da doença.

Neste ponto, o Immunoscore® pode ser usado em pacientes de estágio II e III para avaliar a resposta imunológica. Os resultados ajudarão os médicos e os pacientes a tomarem melhores decisões sobre as próximas etapas necessárias.

Seu médico sugerirá uma estratégia terapêutica apropriada.

Como o médico avalia o estágio da doença?

Após a cirurgia, o médico usa uma ferramenta chamada  “Classificação TNM” para avaliar a gravidade da doença. 

Com base nos 3 critérios acima (TNM, on T refere-se a extensão do tumor, não comprometimento de linfonodos regionais e M se há ou não metástases à distância, 4 estádios de câncer (I a IV) são determinados e correlacionados com um risco associado de recorrência após a cirurgia. Essas informações vão ajudar seu médico a tomar decisões sobre seu tratamento. 

Embora essa classificação seja amplamente utilizada, alguns pacientes com a mesma classificação têm uma progressão diferente da doença. Esta ferramenta precisa ser melhorada.

A resposta imunológica é agora reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como um novo elemento essencial e desejável que prevê a evolução do câncer e, assim, complementa a classificação TNM atual na avaliação do risco de recorrência.

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico defende nossos corpos contra infecções e doenças. Existem diferentes tipos de células imunológicas:

Células imunológicas que buscam células doentes ou substâncias estranhas.  

Células imunológicas que enviam mensagens para outras células do corpo sobre um ataque.

Células imunológicas que atacam e destroem os microrganismos que causam infecções ou células anormais. Isso é conhecido como a RESPOSTA IMUNOLÓGICA

Como seu sistema imunológico pode ajudar você na luta contra o câncer?

Quando seu corpo detecta um tumor, todas as células imunológicas dão um alerta e começam a trabalhar juntas contra as células cancerígenas, o que é conhecido como resposta imunológica. Primeiro, as células imunológicas enviam mensagens para mobilizar todos os atores da resposta imunológica. A seguir, elas libertam mediadores químicos para destruir as células cancerígenas.

A resposta imunológica é diferente para cada paciente e determina o progresso da doença. É por isso que é tão importante avaliar a capacidade do sistema imunológico de se defender contra células tumorais. Recentemente, um grande estudo clínico internacional realizado em pacientes com câncer de cólon mostrou que:

50% do risco de progressão  é explicado pela resposta imunológica.

O que é o Immunoscore®? 

Immunoscore® é o único teste diagnóstico que avalia a capacidade do sistema imunológico de se defender contra células tumorais e oferece uma resposta clara e precisa sobre seu risco de recidiva. Avaliar a capacidade do seu corpo de combater o câncer ajuda a equipe médica a definir um tratamento terapêutico personalizado e perfeitamente ajustado a você. 

Como ele funciona?

Somente o Immunoscore® pode oferecer uma pontuação padronizada e personalizada capaz de refletir a resposta imunológica ao tumor. Existem duas categorias de resultados do Immunoscore®: alto e baixo.

Se seu Immunoscore® é alto: muitas células imunológicas exterminadoras se infiltraram no tumor e estão atacando as células tumorais. Seu risco de recidiva é baixo.

Se seu Immunoscore® é alto: muitas células imunológicas exterminadoras se infiltraram no tumor e estão atacando as células tumorais. Seu risco de recidiva é baixo.

Se seu Immunoscore® é baixo: poucas células imunológicas estão presentes no seu tumor. Seu sistema imunológico sozinho não está capacitado o suficiente para combater seu câncer. Seu risco de recidiva é, portanto, mais alto.

Se seu câncer é de estadio II

Seu tumor está localizado. Com base na classificação TNM e em parâmetros clínico-patológicos, seu médico optará por cirurgia isolada ou por cirurgia seguida de quimioterapia. Com o uso do Immunoscore®, você e seu médico se beneficiarão de informações anteriormente indisponíveis que avaliarão melhor seu perfil de risco e determinar a melhor estratégia de tratamento personalizada.

Se seu câncer é de estadio III

Seu câncer está mais avançado e você precisará de tratamento com quimioterapia. O Immunoscore® ajudará seu médico a determinar a duração mais adequada da quimioterapia para sua situação.

O objetivo do Immunoscore® é otimizar o tratamento do seu câncer e adaptar a estratégia terapêutica à sua situação pessoal. 

Quando e como realizar seu Immunoscore®?

Se seu médico quiser prescrever o Immunoscore ®, os blocos de parafina e as lâminas do seu tumor deverão ser enviados para o laboratório DASA/GeneOne para que possam ser analisadas.

NENHUMA intervenção adicional de sua parte é necessária para realizar um teste ® Immunoscore.

Agende já o seu exame aqui!
Clique no botão acima para saber onde fazer o exame

Publicado por: Equipe Geneone

Compartilhar

Voltar ao Topo