Blog

Voltar

Genômica: o futuro da medicina

A Genômica é o campo da ciência que estuda as interações entre os genes de uma pessoa e o meio ambiente.

O que é genômica?

O DNA humano é uma fita dupla complementar composta pelas bases: adenina, guanina, timina e citosina. Com este código de 4 letras, o DNA tem as ferramentas para construir um corpo humano inteiro, além de guardar todas as informações genéticas referentes àquele indivíduo, desde suas características físicas, o perfil metabólico, até a presença de variantes que causam as doenças genéticas e hereditárias.

Ao longo dos cromossomos, estão distribuídos os genes, que são regiões do DNA com informações para formar uma proteína. O DNA humano tem de 20.000 a 25.000 genes. O conjunto completo do DNA de um organismo é chamado genoma. 

A Genômica é um campo da ciência que estuda os genomas, avaliando a interação entre os genes e o meio ambiente. Por ser multidisciplinar, tenta abordar tanto sua função quanto estrutura. 

Com os avanços da tecnologia podemos aprender cada dia mais sobre o nosso genoma e seu funcionamento. Estas informações estão rapidamente sendo incorporadas na nossa rotina do dia a dia. Tecnologias inovadoras nos possibilitam ler a sequência do genoma de uma pessoas de forma rápida e com menor custo. Estas inovações suscitam perguntas como a genômica interfere na nossa vida, dos nossos familiares e da sociedade.

Na sociedade os testes de ancestralidade podem alterar a percepção da origem de um indivíduo; as aplicações da genômica na agropecuária também impactou a produção e qualidade dos produtos,  e até a resposta de cada pessoa para uma medicação pode ser prevista. O impacto é tão extenso que até a justiça pode ser alterada através de um teste de DNA na genética forense. 

 Onde realizar exames?

Para agendamento, preços e mais informações sobre exames em genômica, acesse o link e fale diretamente com nosso time de atendimento especializado via whatsapp. Oferecemos, através do nosso agendamento, coleta domiciliar gratuita. 

A GeneOne é o laboratório de genômica especializado em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir o diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos geneticistas, bioinformatas, especialistas em biologia molecular e citogenética. 

Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.

Fonte : https://www.genome.gov

Publicado por: Dra Michele Patricia Migliavacca

Compartilhar

Voltar ao Topo