Blog

Voltar

Guardant 360: Conheça o exame de biópsia líquida para diagnóstico oncológico e selecção de terapia

Guardant360 examina mais de 74 genes clinicamente relevantes para identificar alterações genômicas no DNA de seu câncer, evitando as complicações e atrasos de uma biópsia de tecido. Algumas dessas alterações genômicas podem significar que você tem alta possibilidade de responder bem a medicamentos específicos. Outros podem indicar que seu câncer é resistente ao tratamento. Saber quais alterações estão presentes em seu câncer ajuda seu médico a escolher o melhor tratamento.

Ficha técnica sobre o exame Guardant 360

O que é o Guardant 360?

O exame Guardant 360 é uma biópsia líquida, feita a partir de uma simples amostra de sangue, capaz de obter informações genômicas de tumores sólidos. Este teste identifica o DNA tumoral circulante, pesquisando variantes em mais de 74 genes relevantes, a fim de garantir decisões de tratamento rápidas, confiáveis ​​e informadas.

A partir de uma amostra de sangue, o Guardant360 captura o DNA que é liberado do tumor para a corrente sanguínea, chamado DNA tumoral circulante, ou ctDNA. O ctDNA fornece uma visão abrangente da genômica do câncer, tanto do tumor primário quanto de quaisquer locais metastáticos, indicando as alterações genômicas do câncer. Dessa forma, o exame auxilia o médico oncologista a identificar a melhor e mais personalizada opção de tratamento para o paciente.

Tradicionalmente, uma biópsia de tecido era a única maneira de acessar essas informações. A biópsia líquida Guardant360 pode fornecer essas informações com uma coleta de sangue simples e não invasiva.

Por que o exame de biópsia líquida é importante no diagnóstico?

No passado foi necessário fazer uma biópsia tecidual para entender o perfil molecular do câncer do paciente. Já hoje, o mesmo pode ser feito através em uma simples amostra de sangue. Isto apresenta menos risco, menos dor e mais conveniência para o paciente. A amostra de sangue pode ser coletada de forma rápida, sem precisar de um especialista, e o médico oncologista pode ter o resultado do paciente em até 10 dias úteis e iniciar a melhor terapia para o paciente imediatamente.

Vantagens do Guardant 360 na Geneone

  • RAPIDEZ: o médico pode ter o resultado do paciente em até 10 dias úteis. Não é necessário programar procedimentos com um especialista.
  • ACESSO:  a amostra pode ser coletada de forma rápida. A amostra não precisa de preparação antes do envio ao laboratório e pode ser enviada em temperatura ambiente de qualquer lugar no país.
  • MAIS SEGURANÇA e CONVENIÊNCIA para o paciente.
    As biópsias teciduais apresentam incômodo e risco para o paciente, podendo ocorrer ocorrência grave, como um pneumotórax no caso da biópsia pulmonar. A biópsia líquida não apresenta nenhum risco para o paciente. O procedimento é muito rápido, simples. 
  • ANÁLISE MAIS COMPLETA: Uma amostra de tecido é sempre mais limitada, pois depende muito do tecido obtido. É possível que a informação no tumor primário varie a informação presente nas metástases. Uma amostra de sangue vai incluir informações sobre todos os tumores presentes no corpo do paciente em tempo real.
  • A PROBLEMÁTICA COM O TECIDO QUE A BIÓPSIA LÍQUIDA SUPERA: Entre 30-60% das biópsias teciduais não produzem um resultado. Causas podem ser a insuficiência do tecido para realizar os testes necessários ou a qualidade do tecido. Além disso, nem todos os pacientes podem ser candidatos para biópsia tecidual, porque o risco pode ser demais. Uma biópsia líquida supera todos estes problemas.

Tabela de genes analisados no Guardant 360

Para ajudar na seleção da melhor terapia para o paciente, o teste analisa alterações genômicas em 74 genes mais instabilidade de microssatélite do DNA  tumoral circulante presente no sangue do paciente.

biópsia líquida: taxa de detecção por tipo de câncer e acionabilidade do guardant 360
Fonte: LabcoNOUS

Requisitos para realizar o exame

O teste é indicado somente para tumores sólidos em estágios avançados.

O melhor tempo para realizar o exame é quando o paciente fica livre de tratamento por 2 semanas, ou logo antes do iniciar um novo ciclo de terapia.

Indicações

O exame está indicado para pacientes com tumores sólidos em estágios avançados.

Contra-indicações

O exame não está indicado para pacientes com doenças hematológicas ou pacientes com tumores em estágios iniciais.

Preparo

Não é necessário preparo para a realização do exame. Mas é importante que o exame seja realizado quando o paciente ficar livre de tratamento por 2 semanas, ou logo antes do iniciar um novo ciclo de terapia.

Metodologia do exame

A partir de uma simples amostra de sangue, o Guardant360 captura o DNA tumoral circulante, analisando-o em 74 genes através de Sequenciamento de Nova Geração (Tecnologia NGS) e digital sequencing (tecnologia proprietária da Guardant Health). 

Resultados e prazo de entrega na Geneone

O médico pode ter o resultado do paciente em até 10 dias úteis. Não é necessário programar procedimentos com um especialista para a coleta da amostra.

Base científica e nível de precisão diagnóstica

Todos os nossos materiais estão em inglês e serão traduzidos nas próximas semanas. Enquanto isso, não há tabelas para adicionar aqui. Então sugiro ocultar esse tópico e, posteriormente, atualizar.

Guardant 360Tecido (NGS)
Sensibilidade Clínica85,0%80,7%
Especificidade Clínica99,6%99,7%
Precisão Diagnóstica99,3%99,3%

Doenças relacionadas

O exame está indicado para casos avançados de tumores sólidos, tais como:

  • Câncer de Pulmão;
  • Carcinoma Colorretal;
  • Câncer de Mama, Ovários, Pâncreas, Próstata
  • Carcinomas de Diversos Sítios Primários;

Quanto custa a biópsia líquida para detecção de câncer?

Para agendamento, preços e mais informações, acesse o link e fale diretamente com nosso time de atendimento especializado via whatsapp.

A GeneOne é o laboratório de genômica especializado em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir o diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos geneticistas, bioinformatas, especialistas em biologia molecular e citogenética. 

Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.

Oferecemos, através do nosso agendamento, coleta domiciliar gratuita. 

Publicado por: Dra Michele Patricia Migliavacca

Compartilhar

Voltar ao Topo