Blog

Voltar

Aconselhamento Genético: o que é e quando fazer

Aconselhamento genético é um processo que lida com os problemas humanos associados à ocorrência ou ao risco de ocorrência e/ou recidiva de uma doença genética em uma família.

O que é e para que serve o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação. 

Através da consulta de aconselhamento, é possível observar essas probabilidades, para que o casal saiba suas opções e seus riscos, bem como as consequências para o bebê e para a família, ajudando nas decisões a respeito do futuro reprodutivo de um casal.

Como é feito o aconselhamento genético?

O aconselhamento é um processo de comunicação. Durante a consulta será feito um levantamento de todo o histórico pessoal e familiar deste paciente e casal e, com essas informações, será verificado o risco de haver uma doença genética sendo herdada. Para alguns casos será necessário a realização de testes genéticos para confirmação da doença e o risco de recidiva da doença na família.

Quando fazer um aconselhamento genético?

O aconselhamento genético é indicado para diferentes cenários clínicos, como:

  • Casais consanguíneos
  • Histórico familiar de doenças genéticas
  • Perda gestacional habitual ou de repetição
  • Infertilidade
  • Suspeita de câncer hereditário

Além disso, sempre que um paciente realiza um teste genético será necessário uma consulta de aconselhamento genético, para identificar os riscos do casal e da família.

Onde fazer o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético deve ser feito com médicos geneticistas. É possível localizar os especialistas através do site da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).  E para realização dos seus exames genéticos, conte com a GeneOne.

A GeneOne é o laboratório de genômica especializado em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir o diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos geneticistas, bioinformatas, especialistas em biologia molecular e citogenética. 

Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.

Oferecemos, através do nosso agendamento, coleta domiciliar gratuita. 

Para agendamento, preços e mais informações, acesse o link e fale diretamente com nosso time de atendimento especializado via whatsapp.

Publicado por: Dra Michele Patricia Migliavacca

Compartilhar

Voltar ao Topo