Onco-hematologia

Oncologia hematológica na genética

A genética tem uma atuação essencial na especialidade da onco-hematologia. Os testes genéticos são realizados tanto para auxílio diagnóstico de médicos especialistas, quanto para a criação de um prognóstico e acompanhamento terapêutico. Além disso, a análise do sequenciamento genético também pode auxiliar na identificação de cânceres hereditários, assim como na prevenção dessas enfermidades.

O que é Onco-Hematologia?

A Onco-hematologia é uma especialidade médica que trata das doenças que envolvem distúrbios do tecido hematopoiético e linfóide, incluindo as síndromes mielodisplásicas, leucemias, linfomas e mieloma. Pela sua complexidade, o diagnóstico das neoplasias hematológicas requer a integração de várias abordagens metodológicas e competências profissionais, até a obtenção de um diagnóstico final.

A Onco-hematologia foi pioneira em incorporar abordagens genéticas para elucidar as bases moleculares do câncer, propondo modelos patogênicos com sentido clínico. Isto permitiu agrupar pacientes de acordo com perfis moleculares associados a uma resposta terapêutica similar. De fato, o ritmo sustentado da tradução destes conhecimentos básicos para a clínica refletiu-se na formulação de sistemas nosológicos cada vez mais acurados que incorporam as características biológicas das neoplasias. A presença de alterações genéticas é utilizada para o diagnóstico, estratificação de risco, individualização terapêutica, definição de resposta e resistência a tratamentos alvo específicos, monitoração da resposta terapêutica (DRM), resposta Onco-imunológica e predisposição hereditária.

Oncologia hematológica

Trabalhamos em uma única instalação com foco no diagnóstico em Onco hematologia. Nossa estrutura interdisciplinar garante um diagnóstico de neoplasias hematológicas abrangente e pautado em fluxos específicos de  acordo com o tipo de doença graças a troca constante de informações entre as diferentes especialidades que compõe o diagnóstico multidisciplinar das neoplasias hematológicas.

Nossos diagnósticos são realizados com base em um amplo espectro de métodos: cito-histologia; citogenética; FISH; imunofenotipagem; genética molecular; painéis genômicos (NGS) e bioinformática.