Cardiologia

Voltar

Cardiologia

27 de Março de 2020

A cardiologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao coração. A atuação do cardiologista é responsável pela análise do sistema cardiovascular, composto por coração, veias e artérias. Além disso, ele também atua no diagnóstico de doenças e na interpretação de resultados de exames complementares cardíacos como eletrocardiogramas e ecocardiogramas.

Cardiogenética

A cardiogenética compreende o grupo de doenças cardiovasculares hereditárias caracterizadas por patologias cardíacas heterogêneas, que incluem as cardiomiopatias, canalopatias e outras síndromes com envolvimento cardíaco e vascular, todas com o componente genético e herança familiar.

Essas patologias são as principais causas de morte súbita em jovens e atletas. Existem critérios clínicos bem definidos para a utilização de testes genéticos em cardiologia, como os critérios da Heart Rhythm Society (HRS) e da European Heart Rhythm Association (EHRA), para avaliação do caso índice e dos familiares.

Com a cardiogenética, a prevenção se torna cada vez mais presente.

Voltar ao Topo